terça-feira, 21 de outubro de 2014

Alterações De ATK/DEF - TIAGO COSME

Alterações De ATK/DEF

TIAGO COSME

Judge na Loja Gárgula e Mundial Yu-gi-oh! 2014









TIAGO COSME
ATK / DEF 

Este é um tema muito debatido, até porque é um dos temas mais difíceis do jogo. Alterações de atk/def estão em todo o lado no jogo, desde magias de campo a magias instantâneas, passando por efeitos de monstros. Essas alterações são fáceis de calcular quando só uma é aplicada. Mas o que acontece quando 2 ou mais alterações entram em jogo afetando o mesmo monstro? Vamos considerar 4 tipos diferentes de interações entre esses efeitos e como esses tipos funcionam, começando por explicar os termos aqui usados.


Termos usados:
Efeitos contínuos – Afetam continuamente o atk dos monstros, por isso mesmo que o ataque seja alterado eles mantêm a sua aplicação. Exemplos: Fire Formation – Tenki; Evilswarm Thunderbird.
Lingering effects – São efeitos que atuam como efeitos contínuos mas, visto que são mantidos pela memória do jogo, se uma outra interação ocorrer pode fazer o jogo não os lembrar mais. Exemplos: Forbidden Lance; Honest.
Freezing (Congelar) atk – Os efeitos que fazem atk ficar congelado são efeitos que tornam o atk do monstro um determinado valor. A palavra chave destes efeitos é “becomes”, é fundamental para os identificar. Exemplos: Blackwing – Gale the Whirlwind; Bujingi Crane.
Non-freezing atk – Os efeitos que não tornam o ataque congelado mas que não aumentam nem diminuem mas duplicam ou reduzem para metade. Exemplos: Shrink; Arcana Force I – The Magician.
Original atk – É o atk escrito na carta, poucas são as cartas que o alteram (printed atk é semelhante mas nunca pode ser alterado, mesmo por cartas que alterem o original atk). Exemplos de alteradores: Chimeratech Fortress Dragon; Shadow of the Six Samurai – Shien.
Current atk – O current atk é o atk que o monstro tem no momento, depois de todas as alterações terem sido aplicadas. Exemplos de alteradores: Fire Formation – Tensen; Forbidden Lance/Chalice/Dress.


Current atk:
Vamos apenas levar em conta agora o current atk das cartas. Abordamos as modificações do original atk no próximo artigo.


Non-freeze vs Continuous


O efeito contínuo vai-se manter.


Shrink vs Fire Formation Tenki


Shrink: Target 1 face-up monster on the field; the original ATK of that monster is halved until the End Phase.


Fire Formation – Tenki: All Beast-Warrior-Type monsters you control gain 100 ATK.


Bear (1600), afetado por Tenki (1700). É ativado Shrink nele, o ataque dele é reduzido para metade mas o efeito contínuo continua a ser aplicado, portanto fica a 900 (1600/2=800+100=900).


Freeze vs Continuous


O efeito contínuo não se mantém.


Bujingi Crane vs Fire Formation Tenki


Buingi Crane: During damage calculation (in either player's turn), if a Beast-Warrior-Type "Bujin" monster you control battles an opponent's monster: You can send this card from your hand to the Graveyard; the ATK of your monster becomes double its original ATK, during that damage calculation only.

Fire Formation – Tenki: All Beast-Warrior-Type monsters you control gain 100 ATK.


Bujin Yamato (1800), afetado por Tenki (1900) ataca um monstro. Durante a damage calculation Crane é ativado tornando o valor dele o dobro do ataque original (1800x2=3600). Não se esqueçam que tudo o que faz freeze esquece outros modificadores que já existam. No final da damage calculation o atk volta ao normal (1800+100=1900).


Non-freeze vs Lingering


O efeito de lingering não se mantém.


Shrink vs Forbidden Dress


Shrink: Target 1 face-up monster on the field; the original ATK of that monster is halved until the End Phase.

Forbidden Dress: Target 1 face-up monster on the field; until the end of this turn, that target loses 600 ATK, but cannot be targeted or destroyed by othercard effects.


Evilswarm Ophion (2550) afetado por Dress (1950) leva com Shrink. Como o Dress não mantém o efeito, ele torna-se 1275 (2550/2=1275) e não 675 (2550/2=1275-600).

Freeze vs Lingering


O efeito de lingering não se mantém.


Bujingi Crane vs Forbidden Lance



Bujingi Crane: During damage calculation (in either player's turn), if a Beast-Warrior-Type "Bujin" monster you control battles an opponent's monster: You can send this card from your hand to the Graveyard; the ATK of your monster becomes double its original ATK, during that damage calculation only.

Forbidden Lance: Target 1 face-up monster on the field; until the end of this turn, that target loses 800 ATK, but is unaffected by the effects of otherSpell/Trap Cards.

Bujin Mikazuchi (1900) que está afetado por Forbidden Lance (1100) ataca um monstro. Na damage calculation Crane ativa. O atk dele torna-se 3800 (1900x2) porque Lance não mais é aplicado sobre ele. Mesmo depois da damage calculation o efeito de Lance não mais é aplicado (apenas o que protege de spell/trap).



Vamos então fazer uma síntese de tudo isto, para ser mais fácil de entender:
- Lingering effects não mais aplicam se um efeito que não aumente ou diminua o atk do monstro: quer seja duplicar ou diminuir para metade em relação ao original atk; ou modificadores que fazem freezing (“becomes”).
- Efeitos contínuos mantêm-se a aplicar desde que o modificador não faça freezing.
- Após o prazo de aplicação dos efeitos que façam ou não freezing (até à End Phase, during Damage Calculation…), os lingering effects são esquecidos e os efeitos contínuos não.


Eu sei que este assunto é muito complicado. Aconselho a relerem o artigo pelo menos 3 vezes para se inteirarem destas mecânicas que são importantes no decorrer do jogo. No próximo artigo irei abordar os modificadores de Original Attack e alguns exemplos que envolvem ambos (Original e Current).

TIAGO COSME

BROKEN TEAM

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