segunda-feira, 9 de setembro de 2013

League of Legends | Ezreal by Hitsugaya


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Artigo por: Vasco Santos
Seguidor do blog.


Olá a todos!
Foi-me dada pelo Gali a oportunidade para escrever um artigo para a BROKEN TEAM e aceitei imediatamente. Visto que não tiveram preferência sobre o que deveria escrever, decidi escrever sobre o meu champion preferido.

Quero primeiro falar-vos um pouco de mim. Sou AD Carry e Capitão da equipa de League of Legends da Multigaming ECG, uma multigaming internacional, focada neste momento em crescer, sou silver 3, comecei em Bronze 5 nesta, que foi a minha primeira season a jogar, achei que ver guias foi o que mais me ajudou a melhorar, espero então que o meu guia vos ajude igualmente.

Link da team:
http://ecg-gaming.org/

Dirigindo-me ao Ezreal;



INTRO

Este guia vai focar-se na vertente AD do Ezreal, pois esta é a mais viável de momento e pode ser tanto utilizada na Duo lane, como numa Solo Lane, tendo um poke e kite extremamente forte. Ezreal é, para mim, dos melhores AD casters no jogo de momento e certamente uma excelente pick para a maioria dos comps.

Skills, Os seus efeitos, e qual a prioridade a nivelá-los:


Passive: Rising Spell Force:
Hitting a target with any of Ezreal's abilities increases his own attack speed by 10%. This effect lasts for 5 seconds and stacks up to 5 times.

Excelente passiva para o Ezreal. Significa que Consegue ser um bom AD carry apesar de ser um caster. A passiva não tem nenhum cooldown, stacka cada vez que se acerta uma habilidade. Isto pode ser excelente ou horrível, dependendo da situação, mas a jogar terão sempre de tentar tirar o máximo da passiva do Ezreal. Uns exemplos válidos são limpar uma wave de minions com a Trueshot Barrage (R) antes de quererem iniciar uma luta ou partir uma torre, pois salta logo para os 5 stacks da passiva e torna um ezreal um pusher incrivél quando tiverem a Iceborn Gauntlet. Relembrem-se de usar o vosso Q nos minions quando quiserem puxar a torre também e o W quando tiverem Aliados ao pé para partir torres mais rápido ou segurar objectivos como barão/dragão mais rapidamente, pois vão dar attack speed não só à vossa equipa, mas também a vocês.



Mystic Shot:
Mystic Shot (Q) RANGE: 1100 COOLDOWN: 6 / 5.5 / 5 / 4.5 / 4COST: 28 / 31 / 34 / 37 / 40 MANA

PHYSICAL DAMAGE: 35 / 55 / 75 / 95 / 115 (+ 100% AD) (+ 20% AP)
PROJECTILE SPEED: 2000

O Q do Ezreal é extremamente forte, um ranged skillshot que escala ao mesmo tempo com AD e AP. A sua melhor utilização é para dar poke tanto na lane como quando estiverem em situações de siege numa torre. O seu maior downside é que colide contra minions, significando que, se quiserem acertar num champion mas um minion estiver à frente, o minion vai bloquear o dano e o projéctil. o Q é a main damage source do Ezreal e como tal, é crucial que o acertem o maior numero de vezes possível, lembrem-se que isto reduz TODOS os vossos cooldowns por 1 segundo se colidir com um target, seja minion ou champion.



Essence Flux:
RANGE: 900 COOLDOWN: 9 COST: 50 / 60 / 70 / 80 / 90 MANA

MAGIC DAMAGE: 70 / 115 / 160 / 205 / 250 (+ 80% AP)
ATTACK SPEED: 20 / 25 / 30 / 35 / 40

ACTIVE: Ezreal fires a wave of energy in a line. Any enemy champions it passes through are dealt magic damage, while any allied champions it travels through have their attack speed increased for 5 seconds.

Um spell que não interessa muito no early game, mas pode servir grandes propósitos a levar objectivos mid/late, ou até finalizar uma kill. Simplesmente atirem-no contra os vossos colegas de equipa sempre que estiver up, quando estiverem a levar um objectivo e bam, free attack speed para vocês e para eles. Numa teamfight tentem fazê-lo passar pelos vossos amigos e inimigos ao mesmo tempo, o projéctil só desaparece quando chega ao seu destino, passando assim por todas as units.



Arcane Shift:
COOLDOWN: 19 / 17 / 15 / 13 / 11 COST: 90 MANA

MAGIC DAMAGE: 350 / 500 / 650 (+ 100% Bonus AD) (+ 90% AP)
MINIMUM MAGIC DAMAGE: 105 / 150 / 195 (+ 30% Bonus AD) (+ 27% AP)
PROJECTILE SPEED: 2000

Isto nem requer palavras. Free flash a cada 15 segundos que ainda dá dano por cima. Tenho no entanto algumas recomendações. Pensem no summoner spell flash e pensem no Arcane Shift. São iguais, têm cooldowns diferentes. Podem ser utilizados Ofensivamente e defensivamente. Usem com cuidado porque isto é o vosso único spell defensivo. Um E mal usado geralmente resulta num Ezreal morto. Mortos não vão ajudar a equipa.



Trueshot Barrage:
RANGE: Global COOLDOWN: 80 COST: 100 MANA

MAGIC DAMAGE: 350 / 500 / 650 (+ 100% Bonus AD) (+ 90% AP)
MINIMUM MAGIC DAMAGE: 105 / 150 / 195 (+ 30% Bonus AD) (+ 27% AP)
PROJECTILE SPEED: 2000

ACTIVE: Ezreal charges for 1 second to fire a powerful broad energy missile that travels in a line across the whole map, dealing magic damage to each enemy unit it passes through. It will deal 10% less damage for each subsequent target hit, down to a minimum of 30% damage dealt.

Ulti global, faz imenso dano early e mid game, serve para roubar objectivos, criativamente usada dá os 5 stacks da passiva automáticamente, rouba objectivos se bem usada, serve para finalizar kills tambem. Excelente ulti overall. Devido ao High CDR build que o Ezreal constrói, não tenham medo de a usar sempre que estiver fora de cooldown, pois com max CDR fica com por volta de 60 segundos de cooldown.

Skills e quando os devem nivelar:



Os skills são levelados na ordem apresentada, ou seja: R>Q>E>W

Summoner spells:

Barrier, Flash/Cleanse e Flash são os 2 spells mais viáveis para um AD. O AD carry é alguém que abdica de items defensivos para se focar no dano, como tal deve utilizar tudo ao seu dispor para defesa pessoal e barrier e cleanse são excelentes para este propósito.

Masteries:

Pessoalmente o que mais prefiro: 21/0/9



Utilizando masteries híbridas em offense e tendo a segurança de ter o Flash e a Barrier em Low cd em utility, aproveitando também a mana regen que ajuda o Ezreal early game visto que este gasta imensa mana early on devido aos seus Q's.

Alernativamente, algo mais tradicional, Mastery tree normal de um Ad carry, pela minha experiência pessoal a primeira tree que coloquei é melhor.



Runas:


Standart para um AD carry, dano, sustain e survival.

Item Build:


Starting items:
Doran's Blade ou Long Sword +  pots.

Escolha simples. Doran's blade se tiverem lifesteal quints, long sword + 2 pots se tiverem AD quints. simples e eficaz.

Core:
Ionian Boots of Lucidity
Manamune
Iceborn Gauntlet

Ora bem. A combinação destes 3 items foi o que fez o Ezreal uma escolha fortíssima na season 3. Manamune resolve os problemas de mana do Ezreal enquanto lhe adiciona dano proporcional à mana, a sua "Evolução", Muramana. Iceborn Gauntlet funciona perfeitamente com o Q do Ezreal (o Q do Ezreal activa On-hits tais como procs de Sheen, Trinity Force, Iceborn, Tiamat, etc), oferece kite, dano e armor. Yes please. Ionian Boots porque a build é suposto dar Max CDR.

First back:
Se tiverem uma kill e farm decente: 2 Long Swords + Tear.
Se estiverem a perder a lane: Tear + pots, joguem para farmar e aguentem até ao mid game, tentem não ficar para trás no farm acima de tudo.

Futuras compras:
Dependendo da equipa deles:
2 Long Swords para Brutalizer ou Bilgewater Cutlass, dependendo da equipa adversária ou se estiverem a dar um grande snowball podem fazer Bloodthirster e guardar a segunda Long Sword para comprar a Manamune. Completar a Manamune deve ser prioridade depois de fazerem um item pequeno (Bruta, Vampiric Scepter ou Cutlass) pois os auto ataques passam a gerar mana também e significa que podem ter a Muramana mais cedo. Depois da Manamune tentem comprar as Boots of Speed, não há necessidade para comprar logo as Ionian, pois construir a Iceborn é uma prioridade maior. Sendo assim construam a Sheen e a Iceborn quanto antes, depois de terminar a Manamune. Próximo item depende do adversário: Se estiver a construir armor, Last Whisper, se não, podem construir Blade ou BT tal como aconselhei. Tenham em mente que vão precisar de uma Last Whisper em quase todos os jogos.

Items defensivos:
Mercurial Scimitar: Isto salva a vossa vida VS um asassino tipo Zed. Se ele usar a death mark em vocês, usem isto e a marca não rebenta, significando que vão sobreviver basicamente. Tem um bom bónus de dar algum AD

Banshee's Veil: Bom contra Kassadins e Blitz maioritariamente, o Kassa precisa de usar o Q e o E para dar burst e se conseguirem negar pelo menos uma das habilidades, vão reduzir drasticamente o dano. Ajuda também contra charm da Ahri, Taunt do Shen, etc

Guardian Angel: Se acharem que viver 2 vezes é porreiro. É bom contra assasinos e é geralmente o Go-To defensive item. Não andem sozinhos pela jungle sem wards se tiverem o GA up, pode ser Popped muito facilmente, e mais vale logo vendê-lo e comprar uma MS ou BV

Na lane:
Analizem o matchup contra que estão contra.
Se estiverem contra um Blitz, não se deixem ser agarrados e se forem, o vosso E cancela o grab dele se for well timed.
Contra Thresh joguem atrás dos minions, contra Sona tentem dar poke nela e forcem-na a gastar a mana, etc, etc.
Contra Caitlyn tentem jogar de maneira a não levar poke simplesmente e tentem dar engage a nível 6 dependendo do vosso support e do support adversário, pois o potencial de burst do Ezreal é enrome a nível 6.
Contra Graves têm um matchup muito difícil. ele tem mais burst, o Buckshot dele é ridiculamente forte contra vocês e sem cuidado a nível 6 são desfeitos em pedaços pelo R deles. Contra Graves aconselho uma lane de sustain que simplesmente consiga levar com o burst e sobreviver, depois é só dar lifesteal e engage a full HP simplesmente porque conseguem dar-lhe burst de volta e ele não vai ter o dele.
Contra Vayne é um matchup que pode ir para qualquer lado, é completamente skill based. Como Ezreal devem tentar dar poke sem dar trades e dar engage quando ela estiver mais low. Nunca dêem engage na Vayne sem poke porque ela vai ganhar a trade e vai ser difícil acertar os vossos skillshots visto que ela ganha stealth com a sua ultimate.

Para mais informações quanto a matchups podem deixar um comentário, repspondo ASAP, deixei apenas os mais comuns em solo queue.

Fora da lane:
Aprendam a dar kite. É importantissimo. Um Q, mexe para trás, auto, continua a mexer, Q mexe para trás, sempre assim. Isto é chamado de orb walking e é extremamente importante num AD Carry, procurem vídeos no Youtube sobre isso e pratiquem por exemplo contra o blue golem, ele vai tentar andar atrás de vocês enquanto vocês kitam.

Aprendam a acertar skill shots, I cannot stress this enough. Vão para um custom com um amigo, e peçam-lhe para fazer de moving target. Não é muito eficaz, mas ajuda.

Pronto pessoal, é este o meu primeiro artigo, espero que tenham gostado. Sugestões são aceites nos comentários, espero que tenham gostado da leitura :)

Artigo por:
Vasco Santos

Sem comentários: