quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Preparando para o Novo Formato - Parte 1


Clicar no título ou imagem para continuar.



Bernardo Guerreiro
"ARAWN"


Estamos a aproximar-nos do novo formato, e como tal é importante começar a preparar os nossos decks para isso, em particular os side-decks.

Antes de apresentar algumas cartas a tomar em consideração para o novo formato, vou expor um bocadinho o panorama do que aconteceu / vai acontecer.

O PRIMEIRO MÊS

-> A banlist mudou principalmente 1 coisa: tirou o first turn shock lock com regularidade do meta. Apesar de ainda haver um combo possível que consegue isso, o deck já não tem a mesma consistência a fazê-lo. Não deixa de ser um deck viável, no entanto, visto que Wind-Up Factory, Wind-Up Rabbit, Wind-Up Rat e Wind-Up Shark estão todos a 3. Veremos se será um deck a ter em conta. No entanto, já não é preciso preocuparmo-nos tanto com Shock Lock ao 1º turno.

-> O YCS Miami trouxe 2 surpresas ao meta. Mermails, com as cartas do novo set, tem agora mais uma versão viável ("Mono Mermails"), que fez Top 4 no torneio e que faz spam de Rank 7 (Abyssgaios e Big Eye). Karakuri fez também Top 4 no torneio; com a adição de Solar Wind Jammer, o deck tornou-se extremamente explosivo.

-> Com Wind-Up's "fora do caminho", os decks mais poderosos no início do novo formato parecem ser Mermails, FireFist, Dino Rabbit (que continua a ter sucesso) e Prophecy (que não foi tocado, e sofria bastante para first turn shock lock). Com Smoke Signal novamente a 3, é possível que Samurais, que têm um matchup muito bom contra Dino Rabbit e Prophecy, e razoável contra FireFist, possa surgir como top deck.

-> No início de Março, com o lançamento da nova tin ZEXAL 2013, vêm 2 cartas relevantes para o meta: Starliege Paladius e Number 61: Volcasaurus. Volcasaurus é particularmente relevante em Inzektors e Wind-Up's, podendo tornar esses decks como forças relevantes no meta, pois a carta é estupidamente poderosa.

O SEGUNDO MÊS

-> Em Abril, será lançado o Hidden Arsenal 7. Este pack irá trazer os Constellars e Evilswarms ao meta, tornando Evil Rabbit um deck viável no TCG (em particular a carta Evilswarm Ophion é muito relevante).  Daigusto Emeral e Lavalval Chain aparecem também no TCG "finalmente", dando 2 armas poderosas a decks que consigam fazer spam de Rank 4 (quase todos!).

APÓS TERCEIRO MÊS

-> Em Maio virá o novo set, Lord of the Tachyon Galaxy. Este set irá novamente mudar o panorama. 2 cartas em particular são extremamente ridículas: Divine Judgment of the Spellbooks e (TRAP DOS GEARS?). A primeira em particular torna o deck de Spellbooks completamente degenerado, enquanto que a trap para os Geargias adiciona um factor explosivo muito grande ao deck. Preparem-se para uma época de Nacionais abusada!

---

Na próxima parte do artigo vou comentar algumas cartas que penso que serão relevantes para o main / side no próximo formato.

BROKEN TEAM

Sem comentários: